18/08/2004

TÔ PENSANDO....

O que dizer do ser humano? Em momentos críticos percebemos a verdadeira índole de uma pessoa. Num momento crítico cada ser procura se defender, da maneira que ele achar melhor naquele momento. O que está em jogo é a sobrevivência. E ele se defende. Isso é compreensível. O que se pode questionar são as maneiras que as pessoas encontram para se defender: destruindo outras, ou pelo menos tentando. E desse momento em diante, dependendo da reação da próxima pessoa atacada pode surgir uma guerra. Ou a Paz. Depende das ações de cada um.
Na verdade, o que é vergonhoso, são os motivos que provocam as crises. Mimo, infantilidades, falta de bom senso e outras porcarias mais, inerentes ao ser humano.
Acredito que vivemos num período em que, cada vez mais, as pessoas pouco se esforçam para aceitar o novo, o diferente, o desconhecido. Armam-se e se colocam sob uma redoma protecionista, onde nada pode incomodar. Se incomodados atacam. Ferozes, rangendo dentes, afiando unhas e quando podem, afiam palavras transformando-as em armas para ferir aqueles que “incomodam”. A intolerância cresce. Talvez em pouco tempo teremos pessoas atacando outras, porque não gostam da cor do seu cabelo, do seu sotaque, do jeito como andam, por que são obesas, ou porque olharam diferentes. Como será então com aqueles que pensam de maneira diferente? Que na verdade é a maneira mais “perigosa” de ser diferente.
Temos que fazer uma campanha urgente pela tolerância. Abaixo as ditaduras construídas pela má formação de uma minoria de pessoas que não conseguem aceitar o mundo real. Temos que mostrar a elas o que é real: O mundo é feito de diferenças. E quanto mais diferente, mais interessante. Temos que quebras as redomas ridículas colocadas sobre essa minoria “fraca” pela compreensão, e deixar que eles respirem o oxigênio que mantém tudo vivo.

Nenhum comentário:

Exercício de Gratidão

  Hoje agradeço comida no prato. é confortável poder se alimentar com segurança.  Foi um dia de ação. De aprendizagem sobre relação com as p...