08/06/2005

GERAÇÃO NEUROSE

Nos últimos anos tenho acompanhado de perto a questão dos cursos preparatórios para o Vestibular da Região de Blumenau. Tem me impressionado o grau de neurose que acomete os estudantes do Ensino Médio que participam desta maratona descabida e louca.
Os alunos são submetidos a pressões constantes por parte dos colégios, das famílias e do seu grupo social. Os professores aterrorizam constantemente em sala de aula avisando que se se o aluno não agir assim ou assado vai se dar mal.... A família cobra uma decisão imediata do indivíduo, e se não for um curso "bom"...hummmmm....os colegas na tentativa constante de se auto afirmar procuram descobrir pontos onde possam se sentir superiores aos demais....e assim por diante. Soube até de casos, em que, por causa do vestibular, mãe e filha não se conversam devido a discussões relativas a esse momento.
Sem contar a ridícula disputa dos colégios no dia do Vestibular da Acafe, por exemplo. Uma falação, uma barulheira que só colabora para deixar o aluno ainda mais tenso.
A minha proposta é: Fim dos vestibulares. Os alunos deveriam se inscrever e depois se faria o sorteio de quem entraria ou não. A não ser a FURB, que pelo que temos visto seleciona alunos pelos que podem pagar a "ínfima" mensalidade dos seus cursos.
É isso aí: vestibular não mede capacidaade de ninguém. É apenas mais um dos esquemas de exclusão social quee fazem parte desse sistema injusto e desumano em que vivemos.
Tenho dito.

Um comentário:

Pedro Markun disse...

Ola,

sou editor do Jornal de Debates ( www.jornaldedebates.com.br ) um espaço de livre-discussão na Internet. Esta semana estamos propondo o tema ‘O vestibular é justo?’ e gostaríamos de convidá-lo a escrever sua opinião.

Grato,
Pedro Markun

Exercício de Gratidão

  Hoje agradeço comida no prato. é confortável poder se alimentar com segurança.  Foi um dia de ação. De aprendizagem sobre relação com as p...