31/01/2006

Encontrei no Orkut

Encontrei esse texto no Orkut. Numa comunidade chamada "Os 13 graus de insanidade". Achei muito engraçado. No título vai o link para apágina do cara (Luiz César Ebraico) que escreveu "isso"

"SIMPLICIDADE" LACANIANA 10/01/2006 23:16
Quando fiz críticas à “técnica” de Lacan, alguém me respondeu dizendo que esse autor era "complexamente simples". Tenho uma réplica a fazer. Primeiro, Lacan não é "simples", ele é "pobre". O que disse de peso - e de forma enrolada - não é original e o que disse de original é estúpido (vide sua analogia entre "pênis ereto" e "raiz quadrada de menos um"). Além disso, ele e seus seguidores tentam esconder essa pobreza intelectual sendo claramente obscuros, precisamente vagos e rigorosamente frouxos. Compreende-se que fiquem absolutamente indignados com “As Imposturas Intelectuais” de Bricmont e Sokal, que denuncia isso. A propósito, depois de Voltaire, os franceses só têm sido competentes – não que isso seja desprezível, mas não se devem confundir competências – em produzir moda, vinhos, culinária e perfumaria, não em produzir idéias. Sartre até pensou que era capaz de fazer isso – e alguns acreditaram! – mas foi darwinianamente eliminado do panorama filosófico da mesma forma que certamente serão Jacques Lacan e outros perfumistas como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Julia Kristeva, Bruno Latour et caterva.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente muito bacana!
Pena que o orkut não seja tão relevante assim...

Exercício de Gratidão

  Hoje agradeço comida no prato. é confortável poder se alimentar com segurança.  Foi um dia de ação. De aprendizagem sobre relação com as p...