16/07/2006

Postar o texto do Oswaldo Montenegro e o poema de Ferreira Gulart, na verdade é uma tentativo de refletir sobre a dualidade humana. Talvez fosse melhor dizer da Multiplicidade humana. Talvez vivamos confinados a um conjunto de determinações consuetudinárias que nos constróem ao longo do nosso crescimento. As convenções nos determinam. Para descobrirmos as inúmeras possibilidades das quais dispomos é necessário vivenciar situações inusitadas. Temos que nos permitir experimentar. Temos que parar de frear tanto nossos desejos. E algumas vezes refreamos até necessidades.
Muitas pessoas que conheço se tornam "pesadas", e é nítida a razão: não se permitem. E como não se permitem, cerceiam as experiências alheias.
No entanto é preciso reconhecer que permitir-se o mergulho em vivências diferenciadas pode ter um resultado desconhecido: pode ser riso, pode ser dor. Poderá ainda ser um misto de prazer e dor. É nessa hora que crescemos. Crescer dói, e muito. Amadurecer nem sempre pode ser um processo tranquilo.
O mais importante é descobrir-se e reconhecer-se: talvez nos surpreendamos. Descobrir-se forte quando se achava fraco, ou o contrário: achar-se inabalável e de repente, descobrir-se frágil, muito frágil.
Sim, falo por mim. Acredito que são poucas as pessoas que conseguem expressar-se sem usar um mínimo da sua experiência.
O que vivi, ou o que estou vivendo é muito intenso. Acho que nasci para ter grandes emoções. Algumas vezes boas, noutras nem tanto.
Ousar viver o diferente não é para comuns. Há de se ter muita estrutura, se não a tiver, ela acabará se construindo.
O que falo e relato não é o que desejo para ninguém. Sofrer não deveria fazer parte do nosso cotidiano. Mas o sofrimento existe: e isso, acredito, nos torna mais humanos, mais sensíveis, mais aberto às coisas, menos censores e mais compreensivos. Mas o mais importante: o sofrimento nos possibilita um autoconhecimento extraordinário, e isso, mesmo que seja com dor, traz um resultado prazeroso.
Não quero que o que escrevo seja confundido com uma apologia ao masoquismo, de forma alguma. Isso é apenas um fragmento minúsculo das múltiplas possibilidades que existem dentro do processo que chamamos de VIDA.

4 comentários:

eu disse...

como diria john lennon... "life is what happens to you while you´re busy making other plans"

Ivo Erthal disse...

exactly!!!!

Anônimo disse...

Keep up the good work. thnx!
»

Anônimo disse...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

Exercício de Gratidão

  Hoje agradeço comida no prato. é confortável poder se alimentar com segurança.  Foi um dia de ação. De aprendizagem sobre relação com as p...