08/08/2006

Explicações para a seca:

De todas as histórias que tenho ouvido sobre a seca no sul dopaís, especificamente em Curitiba, uma delas me chamou a atenção:
conta-se que sempre que o bambu floresce ocorre seca. E esse ciclo seria de 40 anos. Nunca havia ouvido tal explicação. De acordo com a cultura popular a seca ocorre por cauda dessa floração.
Intrigado fui pesquisar sobre o assunto. Não encontrei nenhuma relação entre seca e florescência do bambu. No entanto descobri que a florescência do bambu ainda é um mistério até para os botânicos, pois não possui um ciclo definido. Para não me delongar vou reproduzir um dos trechos mais intrigantes da pesquisa:

A floração de um bambu é um evento não apenas misterioso, mas muitas vezes fatal para o próprio bambu. Este fato decorre do desvio de toda a atenção e esforço da planta para o florescimento, retirando as reservas contidas nos rizomas. A planta pára de produzir folhas, e pode vir a desgastar-se até a morte. Existem casos de um grupo inteiro perecer ao mesmo tempo. Sementes podem ser recolhidas, mas atualmente ainda não há um procedimento seguro para plantio de sementes de bambu. A diferenciação entre as espécies, as variedades cultivadas, não são garantidas através das sementes. A semente de uma espécie variegada (com estrias) não garante a continuação da variegação nos seus brotos. O bambu pode chegar a ter uma reprodução anemófila (causada pelo vento), e naturalmente reaparecer no mesmo local de sua morte.

Outro trecho interessante:

A ocorrência simultânea de florações de uma mesma espécie em diferentes locais do mundo é um evento ainda estudado. A teoria mais aceita é que as plantas de um mesmo clone (reproduzidas através de pedaços de uma mesma planta) podem florescer simultaneamente em locais diferentes. Especialistas discutem hoje em dia o equilíbrio entre as influências genética e climática na causa do florescimento. Afirmam que um stress ambiental ou induzido artificialmente podem causar uma floração em bambu.
Acho que na última frase está a possível explicação para a associação com o fenômeno da seca.
Então? O Bambu é ou não é um ser estranho?


Um comentário:

Anônimo disse...

Nice dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you for your information.

Exercício de Gratidão

  Hoje agradeço comida no prato. é confortável poder se alimentar com segurança.  Foi um dia de ação. De aprendizagem sobre relação com as p...