05/01/2009

Eu tenho cara de quem gosta de Maria Bethânia????

Em recente conversa com um amigo ele me disse que tenho cara de quem gosta de Maria Bethânia. Na verdade, nada contra a mencionada e talentosa cantora, porém ela não faz meu estilo. Aliás na dita "MPB" pouca coisa faz minha cabeça. Não é essa a questão. A pergunta é: o que os outros pensam a seu respeito quando conhecem alguém? Qual o significado de um gesto, de uma barba, de um corte e cor de cabelo, da roupa que se usa, etc, etc......Até onde detalhes periféricos revelam gostos e preferências? Com a recente "orkutização" das relações fico imaginando o quanto se julga e deduz sobre as pessoas vistas em fotos, pequenos comentários, scraps e etc. Pode-se dizer que a Internet é um adubo para as imaginações solitárias e curiosas sentadas na frente de seus computadores. Tanto na vida real como nos sites de relacionamentos encontramos a mesma coisa: pessoas que fabricam uma aparência tentando passar uma mensagem que muitas vezes não se confirma quando procuramos conhecê-la melhor. Há outras que surpreendem positivamente e outras que não nos dizem absolutamente nada. O filtro pelo qual olhamos os outros passa primeiro por nossas experiências, impressões e expectativas. A construção da imagem alheia inicia-se na fantasia de quem olha. Com a interação virão as surpresas positivas, negativas ou nenhuma delas. Sem esquecer que somos todos circunstanciais: os acontecimentos que envolvem cada ser e suas ambições podem definir seu comportamento momentâneo, reações, gostos e preferências. E isso pode se modificar com pouco ou muito tempo.
O que é certo é que as pessoas são muito mais do que as suas fotos, roupas, opiniões. Sendo assim, fica difícil conhecer alguém inteiramente. Então o negócio é se jogar e conhecer o maior número possível de pessoas. A vida fica mais interessante assim.
(o comentário acima não se refere em momento algum às pessoas de mau caráter que são facilmente detectáveis e das quais, particularmente, prefiro manter distânica. Muita distância.)

Nenhum comentário:

Exercício de Gratidão

  Hoje agradeço comida no prato. é confortável poder se alimentar com segurança.  Foi um dia de ação. De aprendizagem sobre relação com as p...