24/12/2010

POR QUE NÃO GOSTAR DO NATAL?

Tá uma moda de todo mundo falar que não gosta do natal. De que é tempo de hipocrisia, data brega, etc....
Ainda tem as famigeradas "caixinhas", as mesmas notícias dos telejornais, as propagandas chatas, a Simone cantando aquela versão infame do Lennon, lixeiros pedidndo "agrado" na sua porta, lotação de supermercado e de Shoppings, especiais de fim de ano ( um pior que o outro - aliás, acho que as emissoras se aproveitam do estado de anestesia dos cérebros nessa época pra passar tudo que é porcaria, inclusive as hollywoodianas).
Mas com tudo isso acho que o desafeto ao natal vem do fato de querermos negar que perdemos aquela inocência da infância. Inocência, que mesmo sem ter grandes alegrias, sonhava com algo diferente que pudesse acontecer. Havia algo de bom naquela idade: os parentes, a junção das pessoas, a comida diferente, os primos nas correrias, a disputa para ver quem ganhou o melhor brinquedo (lembro que ganhei bola de futebol por cinco anos seguidos - bem intencionados os meus pais). 
O gosto do chocolate era diferente. Acho que ainda não tinha tantos conservantes e nem era tão ralo como os atuais ( quem conhece aqueles biscoitos cobrtos de merengue a açucar colorido?).
Era como se nos dissessem: "Olha, tudo vai melhorar! tudo pode ser diferente, é possível ser feliz". E acreditávamos. Quando crescemos vemos que as coisas não mudam, que as chances de ficarem diferentes são mínimas, e que nossa vida continuará a ser a mesmice de sempre, salvo pequenas excessões que o destino nos coloca para não aderirmos ao suicídio coletivo.
E com essa constatação vem nossa fase de revolta: o Natal é chato.
É como se quiséssemos que tudo que nos falaram tivesse se tornado verdade. Nos tornamos adultos, obrigatoriamente e temos que olhar a vida como ela é.
Qaundo recebo cumprimentos de pessoas que não possuem muita ligação comigo, acredito piamente que ela está desendo de coração: é como se ela percebesse que tem uma chance de poder melhorar um pouco. Aquela pessoa que me cumprimenta, ainda está acreditando no que falaram pra ela quando criança. Respeito.
Da minha parte,  quando mando meus cumprimentos a alguém é como se dissesse: "Gosto de você, lembro de você e quero que sejas feliz". Por isso penso o mesmo daqueles que mandam suas mensagens ( menos daqueles que mandam mensgens coletivas via orkuts, facebooks, ou no email).

Além de tudo isso, vamos parar de falar mal do Natal. Vai que algum político idiota (eufemismo) leva isso a sério e acaba com esse feriado "bom pra cacete".

A todos os que leram esse post até o fim, aproveitem bem essa festa. Muita diversão, alegria, saúde, sacanagem da boa, bebedeira, risadas ou simplesmente ficar de preguiça e não fazer nada. É o mínimo que merecemos depois de um ano inteiro trabalhando pra manter o sistema funcionando.

Um comentário:

Unknown disse...

Ivo, você disse tudo o que eu acho do Natal. Quero deixar aqui um grande abraço.

Exercício de Gratidão

  Hoje agradeço comida no prato. é confortável poder se alimentar com segurança.  Foi um dia de ação. De aprendizagem sobre relação com as p...