01/05/2012

Chique é ficar em casa.

Com o maior respeito a todas as opções de  vida possíveis e existentes que todos fazem, e cada um faz o que bem entende  e não deve satisfações a ninguém. Em era de narcisismo exibicionista, infiltrado no aparente crescimento econômico e na hipotética melhora da qualidade de vida dos brasileiros, está cada vez mais comum ver pessoas “se jogando” na farra de viagens e gastança exarcebados.
Frequentador assíduo de aeroportos que sou, por causa do trabalho, afirmo que o último desejo nos meus momentos de folga e lazer é viajar¹. Acabo por concordar com Luiz Felipe Pondé,  quando afirma que “o mundo  virou um grande churrasco na lage.”.  Assim também os aeroportos, os pontos turísticos e toda sorte de lugares e “points” que a alardeada “nova classe C” ( não conheço termo mais preconceituoso que esse e as classes B e A não são muito diferentes, por mais que queiram ser) passou a freqüentar. Tudo vira confusão e vitrine para exibição da falta de bons modos e da pouca educação.  Nem me deterei no que penso a respeito de Shopping Centers.
Convictamente acho chique e elegante ficar na minha casa, assistir um bom filme, ir a padaria e caminhar na orla próxima daqui. Respeito os “animados” mas gosto de tranqüilidade. Por mais que eu viaje, não encontro lugar mais tranqüilo e que me deixe mais centrado que ao lado daquilo e daqueles que gosto.  Isso é o que eu entendo por qualidade de vida:  Poder conversar com amigos,  meu vizinho, ou com o amigo de boteco sobre rumos da política brasileira (descompromissadamente),  as agruras do futebol ou outras amenidades que servem apenas para interagir.
Podem dizer que estou ficando velho. Ou acomodado. Fato é que gosto de paz: e isso não se acha, se constrói.
¹Excessão: só uma coisa me faz ignorar o desprazer de ir a aeroportos que é visitar minha família, pelos quais tenho amor incondicional

Um comentário:

Edinaldo Malta disse...

perfeito...leio e admiro...fantastico.

Exercício de Gratidão

  Hoje agradeço comida no prato. é confortável poder se alimentar com segurança.  Foi um dia de ação. De aprendizagem sobre relação com as p...