10/10/2010

TWITORKBOOK......

Duas décadas atrás, havia em Brusque, cidade onde me criei pessoal e profissionalmente, um bar chamado Beira Rio. O sucesso do Bar era tanto que procuravam explicações para entender o fenômeno. A maioria concordava que uma das prinsipais razões para  tamanho êxito estava na localização (além do bom serviço, é claro). O bar ficava numa avenida muito movimentada e os frequentadores podiam ser vistos. Ou seja, muitas pessoas frequentavam o lugar pois seriam alvo de comentários no dia seguinte. "Ele(a) estava no Beira Rio". As pessoas queriam ser vistas, alcançar algum destaque, aparecer.
Hoje observando os escritos nos twitters, facebooks e orkuts, vejo quase a mesma coisa. Pessoas se expondo para serem vistas. Alguns se comunicam. Outros falam para ninguém. Mas a maioria tem o mesmo objetivo: aparecer. Ser alguém na multidão. De preferência com algum destaque. Frases de efeito e fotos são usadas como recursos para chamar atenção. Alguns optam por colocar a vida pessoal na vitrine.
Há ainda a disputa pelo número de seguidores ou número de pessoas relacionadas como "amigos", a maioria desconhecidos.
Os textos mais comuns tentam mostrar que o usuário está bem. Tem algum sucesso em alguma coisa, está frequentando os melhores lugares de cultura e diversão. Há uma febre para se mostrar bem sucedido.
Com tudo isso a fantasia virtual torna-se real. O que a pessoa projeta nos escritos acaba se tornando uma verdade  para ela, mesmo que não verdadeira.
Muitas são as falas sem eco. Muitos os que falam, poucos os que ouvem. Gente demais falando para outros. Poucos falando para si mesmos.
Assim, o mundo dos escritos das redes sociais acaba ficando parecido com o o real: muito se fala, pouco se aproveita. Conhece-se muitas pessoas, mas um número mínimo são verdadeiramente próximas.
As pessoas continuam cada vez mais solitárias, assim como na vida real, com oritmo que o mundo impõe a todos.

Nenhum comentário:

Exercício de Gratidão

  Hoje agradeço comida no prato. é confortável poder se alimentar com segurança.  Foi um dia de ação. De aprendizagem sobre relação com as p...